Seguem os slides sobre as principais classes de palavras.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Vamos aprender a estudar!
Digamos que você já conseguiu estabelecer uma rotina de estudos e disciplina (o que você vai alcançar aos poucos). Infelizmente, isso não basta! Para não jogar seu esforço fora, considere as seguintes coisas:
- Sua rotina de estudos deve ser produtiva. Então, não adianta reservar cinco horas para estudar se você tiver alguma distração na maior parte desse tempo.
- Mais vale um pouco todo dia do que muito em apenas um dia da semana. Isso significa que estudar duas horas todo dia (ou quase todo dia, como de segunda a sexta) é melhor do que estudar uma vez na semana durante vinte horas seguidas. A consistência esparsada no tempo é melhor para assimilar os conteúdos.
- Fora dos estudos, é importante ter uma rotina minimamente saudável. Para o corpo e para a mente, alimentação decente (pelo menos na maioria das vezes) e sono com qualidade à noite são fundamentais. Portanto, não leve o celular para a cama e não coma só bobagens todo dia.
- Estude com método! Talvez muito dos tópicos anteriores sejam óbvios, mas provavelmente a necessidade do método não seja. Não adianta ter disciplina, rotina e esforço se não seguir um modo adequado de estudar. Vamos ver sobre o método então!
Qualquer método adequado para estudar consiste, de modo resumido, em algo ativo, como a realização de questões, sempre depois de ter contato com algum conteúdo (lido ou ouvido). Isso é fundamental porque não adianta só ouvir o professor ou só ler o texto da apostila, por exemplo. É preciso, então, dar um segundo passo para assimilar o conteúdo, um passo mais ativo, que coloque o que você está aprendendo à prova. Vamos pensar em uma sugestão mais objetiva de método:
- depois cada tópico estudado passivamente (lendo, ouvindo ou assistindo) e aparentemente compreendido, vá atrás de questões no nível de vestibular sobre ele;
- se acertar a primeira questão, faça uma segunda, e se acertar a segunda, faça uma terceira;
- mude de tópico apenas quando acertar três seguidas;
- se errar uma, entenda o motivo do erro, voltando a estudar o tópico se necessário, e recomesse a contagem de três questões;
- não se preocupe se está demorando muito para mudar de tópico e se mudou muito rápido, pois o método das três questões se encaixa em sua necessidade pessoal para assimilar os conteúdos, ao contrário de uma aula ou de um vídeo com um mesmo tempo determinado para todos que os estudantes;
- para as disciplinas de humanas, linguagens e biologia, é útil fazer resumos, à mão, antes de partir para as questões, pois a escrita manual (nada de digitação!) ajuda a assimilar as ideias, pois ficar meramente sublinhando os textos não garante nenhuma assimilação; já para as exatas, vale a pena partir direto para as questões, já que a resolução destas requer não apenas a verificação do aprendizado, mas a ativação mais intensa do raciocínio.
Ainda podemos pensar, também, em alguns números para seguir na rotina de estudos dentro de uma meta saudável e produtiva: de uma a três horas por dia, pelo menos de segunda a sexta. Esse parâmetro deve se ajustar às necessidades específicas, sendo apenas uma sugestão de meta inicial. É importante dizer que esse tempo de estudo não contempla horas em sala de aula, mas, sim, o momento individual. Grupos de estudo podem ser úteis, mas não substituem o tempo de estudo individual.
Assinar:
Postagens (Atom)
Um desabafo e alguns pedidos de desculpa
Como professor, minha maior preocupação é o aluno se desenvolver intelectualmente; se possível, não apenas "aprender" temporariam...
-
Seguem os slides sobre as principais classes de palavras. slides
-
Sobre a oposição entre sujeito e predicado e sobre os tipos de sujeito: Slides